Compreender as necessidades e apresentar alternativas que vão de encontro aos desejos dos clientes em tornar uma residência confortável, elegante e mais prática através de projetos arrojados e elegantes, é um desafio e tanto.
Trata-se de ir além das habilidades de que o arquiteto dispõe e precisa lidar diariamente, principalmente ao compor seus projetos para entregar valor e experiências únicas.
Tendo isso como ponto de partida, não é surpresa para ninguém que a tecnologia vem se tornando uma grande aliada, quando estamos falando de projetos de automação residencial. E é sobre isso que este artigo vai tratar.
Vamos mostrar a você como a automação residencial pode agregar valor ao seu projeto de arquitetura.
Se você não sabe por onde começar, fique tranquilo, pois, vamos mostrar que aliar a tecnologia ao trabalho não precisa ser um bicho de sete cabeças, mas trata-se de se tornar uma solução no assunto para o seu cliente. Isso vai adicionar um diferencial competitivo nos seus projetos arquitetônicos.
Por que usá-la? Ela proporciona atrair clientes em potencial para o seu negócio e também, mantém seus clientes atuais fidelizados para fazer novos projetos com você.
Ficou interessado em saber como? Prepare-se.
Automação residencial, o que é?
Na correria diária no mundo pós-moderno, as pessoas buscam não só facilidades que tornem seus dias mais produtivos, contudo, a começar por suas casas, o lugar de aconchego, de repor energias e aproveitar entre amigos e família. Qual é a melhor solução dentre as várias que estão disponíveis no mercado para tornar a experiência com o lar ainda mais completa?
É nessa etapa que a automação residencial se encontra. Não é nenhum filme futurista, mas a tecnologia já está entre nós e cada dia caminha a novos níveis para proporcionar lazer, conforto, praticidade com autenticidade.
Imagine-se estar em uma cama confortável, já amanheceu e apenas a distância de um comando de voz: a cortina se abre e a luz radiante do sol adentra o cômodo e ilumina tudo ao redor.
Talvez, você seja aquela pessoa que gosta de ouvir as últimas notícias do seu telejornal matinal preferido e ao mencionar um comando para ligar, a TV ganha vida enquanto você aguarda ansioso pelo café ficar pronto.
Quem sabe, até mesmo fazer atividade física naquele cômodo que você tem em casa e ouvindo sua playlist favorita. Tudo isso a um passo de um clic ou comando por voz.
Tudo isso parece incrível e maravilhoso, não é mesmo?
Agora, imagine demonstrar toda essa praticidade para seu cliente potencial em um projeto de automação residencial. Se você já está entusiasmado, pense em como isso tornaria sua apresentação e desenvolvimento de projeto ainda mais rica e interessante. Com uma decoração e estrutura planejadas de acordo com as prioridades do seu cliente e demonstrando tudo com estilo, segurança e conforto. Obviamente, isso vai agregar valor aos seus projetos como arquiteto.
Veja os porquês, logo abaixo:
É sustentável, é econômica e é para todos os gostos
Um dos benefícios de residências com sistemas de automação é o fato de torná-las sustentáveis. Um exemplo disso é: o uso de fotossensores planejados em sua programação para gerenciar a climatização e a iluminação de um cômodo ou de toda a casa, conforme o projeto do cliente.
Isso vai gerar economia de energia elétrica através da diminuição do consumo e adiciona a sustentabilidade à rotina da casa. Gastar menos é sempre a máxima que as pessoas almejam. E como o arquiteto é capaz de projetar, idealizar e personalizar projetos pensando em ambientes dinâmicos para pessoas, esse é um argumento eficaz e palpável para atrair novos prospects.
Promoção da Segurança
Se você deseja ser capaz de promover seu projeto de automação com eficiência, algo que precisa constar nele de forma bem clara é a segurança. Não é à toa que a razão das grandes dúvidas dos clientes é se o sistema é seguro, se tem garantia, como ele pode ser condicionado ao sistema de incêndio, etc.
Um projeto pensado para a realidade dos problemas encontrados em megacidades é justamente com o desenvolvimento de equipamentos que não só beneficiam em conforto, mas em segurança.
Imagine poder receber um alerta do alarme de emergência ou de incêndio diretamente no seu gadget. Informação rápida e eficiente na palma das mãos. Há um potencial mercado nessa área que vale a pena investir e conhecer para aplicar aos seus projetos. Pense nisso.
Praticidade e Conforto – Soluções que tornam a vida mais leve
Apresente ao cliente como a automação residencial pode tornar o que era uma rotina tediosa numa experiência encantadora. Você se pergunta, como?
Situações simples do dia a dia, como abrir e fechar janelas ou as cortinas da casa podem ganhar uma nova perspectiva com o uso de sensores que podem ser controlados através de dispositivos móveis, tal como, smartphones ou tabletes de onde o usuário estiver.
Já pensou, você está no escritório e se dá conta que deixou a janela do quarto totalmente aberta justamente hoje que há ameaça de cair um temporal daqueles!
A automação vai fazer isso por seu cliente. Deixando as tarefas mais leves e organizadas na medida certa e feita para ele.
Você como arquiteto demonstra que se importa com o imóvel dele, trazendo todas as atualizações do mercado. Sobre o que há de melhor em tecnologia aliada a uma experiência agradável e de conforto.
Seja consistente
Outro ponto que vale ressaltar é a valorização dos espaços conectados à acessibilidade para portadores de necessidades especiais.
Projetos que disponibilizam opções de fechamento e abertura automática das portas internas ou por comandos de voz e também o uso de sensores de movimento são essenciais para tornar o dia deles muito mais seguro e facilitado.
Como já mencionamos acima os dispositivos móveis são parceiros, quando o assunto é automação. E aqui, eles promovem total acessibilidade para controlar equipamentos que possuem essa tecnologia, mesmo que não haja ninguém dentro do imóvel naquele momento. Uma residência acessível é muito mais que uma decoração, mas aquela que é pensada para todos.
Estou pronto e agora?
Como você viu o uso da tecnologia nos projetos de automação residencial é um diferencial competitivo para todo arquiteto que deseja oferecer o que nem todos oferecem.
Envolve dedicação, dinamismo, ousadia, estudo e planejamento para entregar exatamente aquilo que o cliente deseja. Oferecer e entregar soluções eficientes para melhorar a experiência do cliente é o que vai tornar você o profissional mais requisitado no mercado.
A competitividade é grande e a sociedade está em constante transformação, mudando hábitos, estilos, referências e estar por dentro dessas mudanças nas novas tecnologias vai agregar valor aos projetos, trazendo requinte a cada detalhe da decoração, da estrutura e todo o projeto arquitetônico.